Tipos de Sucata Metálica

Basicamente, todo metal pode ser reciclado,
são poucos os itens dentro desses grupo que não serão reaproveitados

Entenda mais...

O que é uma Sucata?

É a denominação dada a todos tipos de materiais, produtos ou resíduos descartados que sejam passíveis de reciclagem, ou seja, passíveis de serem utilizadas como insumo na industrialização de outros produtos, ou seja, é qualquer resíduo cuja utilização é inviável para sua proposta inicial, porém é reciclável e passível de utilização em outros sistemas produtivos.

Resíduos

Assim, os desperdícios, os resíduos e as sucatas são aqueles provenientes da fabricação ou do acabamento do produto e apresentam-se geralmente em forma de aparas, limalhas e pedaços (restos ou desperdícios), como também as obras (mercadorias ou bens) inservíveis que não possam mais exercer as finalidades para que foram feitos (obsolescência), cujo valor econômico reside na quantidade do material nelas contido e não em sua forma ou finalidade de utilização.

Importante reciclar

O ato de reciclar é um componente importante na gestão dos resíduos sólidos e o quarto componente na ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos: não gerar, reduzir, reutilizar e reciclar. O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosas, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas, além de minimizar a emissão de gases do efeito estufa.

Impacto ambiental

Em suma, a reciclagem é a metodologia de reaproveitamento de elementos que não servem mais para o uso, de modo a atribuir características para que esses se tornem novamente matéria-prima ou produto, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental.

Líder Mundial

O Brasil segue na liderança mundial da reciclagem de latas de alumínio para bebidas. O índice, atualizado na última quarta-feira (10), é de 97,6% e refere-se ao ano de 2019. O volume de sucata coletada foi de 45 mil toneladas a mais em comparação a 2018. Um aumento de 14,7%. Os dados são divulgados anualmente pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas (Abralatas). O novo índice de reciclagem foi divulgado durante um evento em Brasília em que o setor de Lata de Alumínio assinou o Termo de Compromisso com o Ministério do Meio Ambiente. Em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o documento visa firmar um compromisso de melhoria do sistema de logística reversa da lata.

 

 

Website was built with Mobirise